segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Amaragy Civiliza-se.

Figueiredo Pimentel, o saudoso escritor que criou a elegância carioca, durante o tempo de sua nobre campanha, tinha uma frase que se tornou celebre: o Rio civiliza-se. Pois bem, agora um prefeito de Amaragy, em Pernambuco resolveu ser um novo Figueiredo Pimentel. Não sabemos se esse funcionário tem o talento e escreve como o nosso sempre lembrado companheiro de trabalho...
Mas o facto é que adotou por divisa de sua administração isto: Amaragy civiliza-se. Nesse sentido não tem desfallecimento nem vacillações. Ora, na séde do antigo municipio de Cambão Torto, hoje Amaragy, existe uma praça que é Bois de Boulogne da zona. Aos domingos aquele local é maravilhoso.
Todas as bellezas, todas as elegancias cambãotortense lá se reunem, havendo um uma verdadeira “big parede” mundana, com imenso gaudio do Prefeito, que a tudo assiste encantado. Mas o Prefeito de Amaragy não concorda com a indumentaria de certos “dandies” que por lá surgiram. Por isso, baixou um decreto impondo as seguintes condições: quem se apresentar vestido, calçado, de collarinho e gravata, chapeu de cidade, não paga nada: quem se apresentar descalço ou sem colarinho e gravata, paga dez cruzados: quem se apresentar nu da cintura para cima paga dez cruzados: quem se apresentar despido paga 20 cruzados e vai para a Cadeia.
Como se vê, Cambão Torto civiliza-se. O Prefeito está dando a seus collegas um bello exemplo a imitar. Dentro em pouco, S. José do Amaragy poderá em “chic”, concorrer com o Rio de Janeiro.

O prefeito da época era Fausto da Silva Pontual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário