domingo, 19 de janeiro de 2014

Visita do Jornal "A Província" a Amaraji em Outubro de 1928.

A uns cento de doze quilômetros ao sudoeste, situada a 8º 26, de Lat, Sul e a 7º e 48 de Long, Or.do Rio de Janeiro a cidade de Amaragy está cercada por uma zona agrícola uberrima e é sede do municipio e da comarca do mesmo nome bem como da freguezia de São José da Boa Esperança.
A Araujopolis como lhe apelidou alguem olha para o ocaso recebendo sempre em cheio os raios beneficos do sol e se envaidece da salubridade de seu clima especialmente na ultima phase do anno. A sua temperatura media é de 20 graos centigrados na estação chuvosa e 24 no estio, na a incomodando jamais nem um frio intenso e nem tampouco um sol ardente que abrasa e amollenta. A sua vida sanitaria apesar de não possuir uma higyene rigorosa é bôa não se verificando jamais casos epidemicos de prognostico grave. Para corroborar estas impressões sobre as condições de salubridade de Amaragy, basta lembrar que, quando a epidemia hespanhola assolava o mundo inteiro, espalhando o luto e a dor, dois óbitos nessa terra não foram verificados.
 Seu territorio comprhendendo 40 kilometros quadrados com uma população relativa de 625 habitantes por k. q. é geralmente acidentado: salientam-se na sua geografia, as serras dos Amaragys, da Amora, do Ceu, do Vento, Queimada, Pixanana com uma admirável e colossal pedra, e a dos cocos com uma altitude de 700 a 800 metros. A cidade de Amaragy está situada numa posição topographica excellente que torna fácil adaptal-a ás exigencias de uma cidade moderna e aprazivel apesar de não ser plana. O que sentimos, nós amaragyenses, é não poder gosar  dessa privilegiadas condições physiographicas, por falta ainda de calçamento, de avenidas, de uma bôa illumnação. Todavia, os poderes municipais de há muito veem de empenhando em melhorar a cidade, já estando em andamento os esgotos nas principais ruas feitos em cimento e pedras, bem como, bem como os trabalhos para a iluminação que prosseguem animados.
Amaragy, apesar de sua simplicidade e modestia possui estação de estrada de ferro, cadeia publica, um cemitério recentemente construído, mercado publico, cujos trabalhos se acham aliás interrompidos, igreja-matriz, que promete ser um dos mais belos templos da religião catholica no interior de nosso Estado, o Collegio São José, fundado em fevereiro do corrente anno e que já possui um regular numero de alunos.   
Escrevendo estas linhas, temos por fim alimentar as nossas largas possibilidades de progresso e concorrer com o nosso estimulo para que os homens publicos de Amaragy dediquem os seus melhores esforços ao adiantamento desta terra futurosa. Amaragy, Set. 1928. J. C. S. P. (Provavelmente, Jorge Coelho da Silveira, professor).

Um comentário:

  1. Bom dia, eu me chamo José Américo Menezes Júnior e tive o prazer de participar da trilha para a pedra da pixinana com minha família, foi um dia muito especial para todos que estavam no evento, o lugar é exuberante,com paisagens, plantas, muitas nascentes de água mineral, maís infelizmente as pessoas ainda precisam se educar e não deixar os dejetos, lixo, nos locais, quem poder ir vai ficar encantado

    ResponderExcluir