No dia 27 de janeiro de 1869, no Engenho Raiz de Fora, nascia Antônio Alves de Araújo, filho de Antônio Alves da Silva e Antônia Alves de Araújo, barão e baronesa de Amaraji. Diplomou-se em direito pela Faculdade de Recife e fez parte da geração acadêmica que muito trabalhou para a abolição da escravatura e pela propaganda da república. Também era membro da Guarda Nacional, com a graduação de tenente-coronel comandante do 30ª batalhão de infantaria de Amaraji.

Foi casado com Maria Salomé, filha de Joaquim Correia de Oliveira, deixando os seguintes filhos: Plínio Alves de Araújo, engenheiro agrônomo; Ivo Alves de Araújo; Célia Alves de Araújo; Áurea Alves de Araújo; Helena Alves de Araújo Antônio Alves de Araújo Filho. Faleceu no ano de 1958 e seus restos mortais estão depositados no jazigo da família na capela do engenho Amaraji.
Em 1976 o Governo do Estado construiu uma escola de 1º grau em Amaraji e deu ao novo estabelecimento de ensino o nome de Antônio Alves de Araújo.
O pessoal do Grupo: Na Rota de Antigos Casarões esteve no Engenho Amaraji e fez um video. Foi dia 31 de outubro e estão editando. No instagram: https://www.instagram.com/narotadosantigoscasaroes/
ResponderExcluirNo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCElsacdBb3EIxs0Oa-_btpg