sexta-feira, 21 de outubro de 2011

2 - O Barão de Amaraji


Antônio Alves da Silva nasceu no dia 29 de maio de 1807. Era filho de Manoel Alves da Silva, senhor de engenho de Amaraji d´Água. Casou-se com Antônia Alves de Araújo, nascida em 1836, irmã do comendador José Pereira se Araújo. O casal teve seis filhos: Davina, Maria José, Francisca, Flora, Antônio e Júlio.
Antônio Alves era bem diferente de seu pai. Mesmo não tendo formação acadêmica, era bem mais requintado e urbano, dividindo seu tempo entre a casa do engenho Amaraji e o palacete da Rua Sete de Setembro, em Recife. Foi ele quem construiu a casa grande que existe até hoje existe na propriedade. A anterior, seguia o mesmo padrão dos casarões tradicionais dos séculos XVIII e XIX. Pensando na formação dos filhos e sobrinhos, teve o cuidado de trazer um padre de Portugal para educá-los. O religioso ocupava o melhor quarto da casa e dava aulas aos “ioiôs” e “iaiás” da família, segundo conta Manoel Lubambo. Ele também organizava muitas procissões, missas dominicais, novenas, rosários, etc. Aos sábados, dava aula de catecismo aos escravos, os quais também participavam ativamente de todos os atos religiosos.
O futuro barão tinha amigos de todas as classes sociais e a casa do engenho Amaraji era conhecida pelas festas que ele proporcionava. Os convidados eram os senhores de engenhos vizinhos, muitos seus aparentados, artistas, nobres e os amigos que moravam em Recife, entre eles, o comendador Manoel Figueiroa de Faria, proprietário do Diário de Pernambuco.
Antônio Alves da Silva foi agraciado com o título de Barão de Amaraji, pelo Decreto imperial de 29 de dezembro de 1867.

5 comentários:

  1. Roberto esse ano minhas tias e primas foram ao engenho Amaraji DAgua pagar uma promessa antiga e ficaram muito tristes pois o engenho está todo acabado a casa grande toda quebrada o povo procurando botija, eles estão tentando comprar o engenho de volta. Beijos Bel

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito triste ao saber que gatunos detonaram os túmulos. Que falta de respeito!!! Meu tataravô merece descansar em paz.

    ResponderExcluir
  3. O pessoal do Grupo: Na Rota de Antigos Casarões esteve no Engenho Amaraji e fez um video. Foi dia 31 de outubro e estão editando. No instagram: https://www.instagram.com/narotadosantigoscasaroes/
    No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCElsacdBb3EIxs0Oa-_btpg

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais ,porq eu quero ajudar meu pai a conhecer o pai dele que se chama Antônio Alves da Silva .o meu pai se chama Antônio Alves da Silva . Eu gostaria muito de conhecer os meus tios , avós e primos .gente se vcs puderem me ajudar eu agradeço ,já tenho tempo q eu estou procurando e nada de notícia.meu pai nasceu em 1967,nós não sabe de nenhum parente dele .

    ResponderExcluir